O que a LEGIÃO queria dizer !!!!!!

 


Gosto da Legião Urbana pelo simples fato de que em suas músicas não há apenas letras vazias, e sim um grande significado por traz das mesmas. Veracidade que me identifico. Sociedades repressoras nunca deixaram de existir, amores sublimes e conturbados também não.
 
1965 (duas tribos) - A música fala sobre tortura na época da ditadura: 'Cortaram meus braços/Cortaram minhas mãos/Cortaram minhas pernas/Num dia de verão'. Renato, em 1994, disse numa entrevista: 'A música fala especificamente de tortura, e fala dessa idéia toda de o Brasil ser o país do futuro. A gente tem que ser o país do presente, a gente tem que viver o agora'.

Acrilic on canvas - Renato escreveu para a mesma menina de Ainda é Cedo e quando cita aquele monte de materiais de pintura a sua fonte foi a sua irmã, Carmem que pintava. Acrilic on Canvas é uma técnica de pintura, aqui no Brasil é conhecida como Acrílico sobre Telas. 

Anúncio de Refrigerante - Outra preciosidade de Renato Russo, essa canção retrata sua juventude, as ruas de Brasília, os fins de semana na capital federal: - com muitas coisas na cabeça, mas, no bolso, nada. Existe uma versão que rola pr aí, onde Renato canta essa música sozinho, na famosa gravação feita em seu quarto.

Baader-Meinhof Blues - Baader-Meinhof era uma grande organização terrorista alemã da década de 70. O grupo foi responsável por diversos atentados com bomba que mataram centenas de pessoas. A primeira frase da música é "A violência é tão fascinante", daí Renato usou o nome do grupo para intitular a canção. O objetivo da organização era forçar o Estado a reagir com violência também, causando uma situação de caos no país, o que facilitaria uma futura revolução. Bom, os planos do grupo foram por água abaixo.O nome da organização vem dos sobrenomes de dois dos principais terroristas: Andreas Baader e Ulrike Meinhof. Esses militantes da ultra-esquerda morreram na prisão entre 1976 e 1977. 

Comédia Romântica - Essa música, do disco Uma Outra Estação, foi feita para Marcelo Bonfá e Dado. Segundo o guitarrista, várias vezes quando Renato tomava um caminho errado (drogas pesadas, por exemplo) eles avisavam que aquilo era errado, que assim ele estava se autodestruindo. Bonfá falou para o Renato algo que ele não gostou nada de ouvir. Então Renato respondeu: "Eu tenho coragem de ser quem eu sou e mostrar isso pra quem quiser ver... e gosto muito de ser assim". A letra foi toda pensada nessa relação.

Depois do Começo - Comentário escrito por Renato Russo que faz parte do encarte do disco Que País é Este: "Nosso Ska, da época do revival Two-Tone, 1982 ou 83. A letra contém diversas mensagens em código, ideal para quem gosta de descobrir significados secretos em letras de música. Cuidado, entretanto. Interpretar estes versos provavelmente dirá mais sobre que tenta decifrá-los do que propriamente sobre a música em si. É conhecida através de uma gravação pirata de um show em Santos em 1983, que circula também em Brasília e no sul do país."

Eu Sei - Renato escreveu no encarte do disco: "Duas grandes redes de rádio transmitiram extensivamente uma gravação (pirata por sinal) das apresentações de fim de ano em Brasília, na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional. Quando é hora do set acústico, qual não foi a minha surpresa ao termos grande parte do público chamando por "sexo verbal, sexo verbal"! Esta canção, antes conhecida por "18 e 21" aqui aparece com seu título definitivo. Das nove canções esta, talvez esteja mais próxima do espírito do segundo lp. Foi escrita em 1982, depois do Aborto Elétrico, pouco antes do aparecimento do Legião Urbana."

Faroeste Caboclo - É uma história fictícia inventada e musicada por Renato. Segundo ele, Faroeste Caboclo é uma mistura de Domingo no Parque de Gilberto Gil e coisas de Raul Seixas com a tradição oral do povo brasileiro. "Brasileiro adora contar história e eu também queria imitar o Bob Dylan. Eu queria fazer a minha Hurricane", afirmou em 1990.

"Índios" - Renato disse que escreveu a letra de "Índios" (assim mesmo, com aspas) no estúdio, enquanto eles gravavam o disco Dois. "Têm coisas bem fortes ali... e eu mostrava para o grupo e eles: 'Legal, Renato'. E meu coração ali! Foi uma coisa muito difícil. Eu queria uma resposta e ela não vinha"